NOSSA ENTIDADE


                                                                 


                       Quem somos:



A Associação Vida Nova é uma Instituição filantrópica, criada em 1989. Mantenedora de uma Escola de Ensino Fundamental e Centro de Atendimento Especializado a Criança com Multideficiência. Tendo como parte do currículo, LIBRAS em todas as turmas.


Missão:

Servir com excelência por meio da educação e assistência, formando cidadãos éticos, solidários e competentes, onde as diferenças não façam diferença.


Visão:

Ser referência por proporcionar uma educação de qualidade juntamente com o desenvolvimento da integração social.


Valores:

- Integração
- Credibilidade
- Responsabilidade Social
- Ética


Diretoria AVN:

Formada por voluntários, renovada a cada dois anos e eleitos pela comunidade escolar.


Equipe de trabalho:

- Voluntários
- Professores e funcionários contratados pela Associação


Recursos:

- Apoio de Empresas
- Convênios
- Doação da comunidade
- Projetos
- Promoções


Atendimentos / Acompanhamentos:

- Psicologia
- Estimulação precoce
- Nutrição
- Fisioterapia
- Fonoaudiologia
- Orientação educacional
- Psicopedagogia
- Serviço social
- Serviço de convivência


Oficinas:

- Nutrição
- Informática
- Coral (surdos e ouvintes)
- Capoeira
- Música
- Artesanato
- Dança




Nosso início...

A Associação Vida Nova, mantenedora do Centro de Educação e Reabilitação Vida Nova, originou-se em uma época na qual pouco se falava em inclusão social. Uma equipe de pedagogas e profissionais da área da saúde, percebendo a inexistência de um espaço, na região do Vale do Sinos, que disponibilizasse aos deficientes o convívio social aliado à aprendizagem, fundaram a entidade em 26 de dezembro de 1989. Primeiramente, criou-se a creche, exclusiva para crianças com deficiências múltiplas. Dois anos depois (17/06/1991), como algumas crianças apresentassem condições de alfabetização, foi fundada também a escola de ensino regular – 1º ao 9º ano, com a inclusão de alunos surdos.

A Vida Nova busca, através do trabalho desenvolvido em sua creche/escola, por meio de especialistas em psicologia, psicopedagogia, fonoaudiologia, orientação educacional, nutrição, pediatria e fisioterapia, e de projetos especiais, proporcionar à criança com deficiência múltipla, meios necessários ao desenvolvimento de suas potencialidades afetivas, cognitivas e psicomotoras, com um trabalho técnico, contínuo, gradativo e globalizado, visando sua maior e melhor independência e socialização.

Atualmente são atendidos 173 alunos, sendo 42 deficientes da Educação Especial (26 com deficiência múltipla e 16 com deficiência auditiva). Todos os alunos recebem cinco refeições diárias.

REFEITÓRIO

A Associação possui biblioteca, sala de informática, refeitório, berçario, salas de aula e de dança, pracinha, área verde, sala para os especialistas.



LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais) faz parte do currículo escolar. Todos os estudantes e educadores dominam a LIBRAS. Os alunos surdos compartilham, desde o início das atividades escolares, a mesma sala de aula com os ouvintes.

A Vida Nova oferece aulas de LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais) para os pais e para a comunidade, visando otimizar a comunicação entre as famílias e gerar uma maior interação dos pais com os filhos deficientes auditivos, e curso profissionalizante através do Programa Aprendiz do Banco do Brasil.

AULA DE LIBRAS

No contra turno, a instituição oferece aos estudantes e familiares carentes oficinas de computação, dança, flauta e capoeira. E, sempre que possível, são doados roupas e rancho.

VISÃO
Melhorar continuamente a qualidade de vida das pessoas, ensinando-as a viver em todos os sentidos e transmitindo os valores e princípios nos quais acredita.

MISSÃO
·       Promover a compreensão dos direitos e deveres do cidadão e o respeito às diferenças individuais, como convicção filosófica, política, religiosa, de classe social, deficiência ou raça;
·       Prestar assistência social, orientação cultural, educacional, recreativa e de reintegração de crianças e adolescentes portadores de necessidades especiais (surdos) e/ou carentes, na comunidade.
·       Atender crianças com deficiência múltipla, de 0 (zero) a 8 (oito) anos, proporcionando sua estimulação sensório-perceptiva, motora, cognitiva e de comunicação.
·       Criar meios para o desenvolvimento da criatividade, espontaneidade e autoconfiança das crianças;
·       Realizar atividades que visem integração e socialização da criança com deficiência múltipla, respeitando as diferenças individuais e desenvolvendo a autodescoberta de suas capacidades e potencialidades.
·       Exercitar a formação de hábitos e atitudes salutares.

Reconhecida como uma entidade filantrópica, a Associação Vida Nova possui os certificados de utilidade publica Municipal, Estadual e Federal, Certidão de Registro para Educação Especial (CNAS) e é uma das únicas instituições no país a trabalhar com deficientes múltiplos, atendendo crianças do Vale do Sinos e do Vale do Caí.


DESAFIO DIÁRIO PARA MANTER O CENTRO DE EDUCAÇÃO E REABILITAÇÃO

Para manter alunos e toda a sua estrutura, a Vida Nova conta com o trabalho voluntário dos especialistas, com a solidariedade da comunidade através de contribuições espontâneas, com parceiros, convênios com a Prefeitura e outras empresas, participação em programas do governo e promoção de eventos (chás, jantares, bingos, rifas) para arrecadação de fundos.

“Muita gente tem a idéia de que nossa entidade é rica, mas as arrecadações fixas somam apenas um terço do que precisamos, por isso, recorremos a alternativas diversificadas”, diz o presidente Leandro Netto.

                                    DR. LEANDRO, presidente, E DRA LIANE NETTO

O custo mensal aproximado de cada aluno é de R$ 480,00 (maio 2012) e somente alguns professores são cedidos pela Prefeitura Municipal de São Leopoldo.

A Associação trava uma luta diária para manter a escola e a creche, pois a sede onde estão instalados não é própria. Adquirir um espaço próprio é o principal objetivo da diretoria, que é composta por profissionais voluntários. 

NOSSA EQUIPE


DIRETORIA
Presidente: Dr. Leandro Netto
Vice Presidente e Diretora: Noemy Brackmann
Tesoureiro: André Pereira da Silva
Secretária: Bernadete Soeli Rossetti
Conselho Fiscal: Vicente D. Neto, Luis Gilberto Klein e Marlene Franzon
Suplentes: Milton Freitas, Jussara Azevedo de Mello e Adriana Mueller

TÉCNICOS
Coordenadora Pedagógica: Aldemira Castanha de Vargas
Orientadora Educacional: Mihoko Taneda - OE-330/93
Fonoaudióloga: Daniela Pinto-  CRFa: 9032-RS
Fisioterapeuta: Maria Elisabete Bartikoski - 7432-LTT/F
Psicólogo: Régis Fraga Silva - CRP07-05481
Nutricionista: Carolina L. Prates - 10372D
Pediatra: Dra. Liane Netto - CRM 15.449

PROFESSORES
Bernadete Rossetti
Cláudia Anita Fernandes Martins
Cláudia Regina da Silva
Daniela Volkart
Gládis Feldmann
José Luiz Meyer
Kátia da Silva
Leomar Rogério Lassig
Lisiane Acosta Garibaldi
Lourdes Concilio Machado
Márcia Andréia Colombo
Maria Alice Santos
Maria Carolina Fleck
Maria Helena Mendel
Rochele Silva do Nascimento
Simone Alanis
Viviane da Silva

FUNCIONÁRIOS
Andréia Carla Silva de Souza
Ângela Amarante
Noeli T. Leal
Neusa Vargas da Silva
Patrícia N. Taneda
Sandra M. Trindade
Terezinha Maria Argenta

VOLUNTÁRIOS
Cladir C. Rosa
Cledi Sonmeier
Olga Maria Vieira

INSTRUTORES DOS PROJETOS
Bianca Dias Weber
Danison Adão da Silva
Natieli Langner

2 comentários:

  1. Boa Tarde. Gostaria de formalizar meu interesse pelo cursos de Libras. Poderiam me enviar mais informações. Obrigado

    ResponderExcluir
  2. Bom dia... Tenho interesse em aprender Libras.. Há algum curso iniciando?

    ResponderExcluir