O CAEM / Centro de Atendimento Especializado a Criança com Multideficiência
O CAEM recebe apenas crianças com deficiências múltiplas, de zero a oito anos ou até 26kg.
Para
que a evolução possa ser percebida, facilmente e rapidamente, o CAEM realiza um trabalho pedagógico diferenciado, respeitando as especificidades de cada um e conta com um acompanhamento especializado de: fisioterapia, fonoaudiologia, psicopedagogia e psicologia, contamos ainda com uma nutricionista.
A ESCOLA
A Escola de Ensino Fundamental tem por finalidade ministrar Ensino
Fundamental de 1º
ao 9º ano, priorizando os alunos
carentes, surdos ou com deficiência auditiva.
OBJETIVOS
- Proporcionar ao educando a formação do desenvolvimento de suas
potencialidades como elemento de auto-realização, preparando para o trabalho e
para o exercício consciente da cidadania.
- Oportunizar condições para o desenvolvimento da capacidade de
comunicação com seus, do ajustamento crescente ao meio em que vive e convive
através do conhecimento da realidade brasileira, do pensamento lógico e a
vivência do método científico e da participação efetiva nas atividades
programadas e vista a preparação para o trabalho.
- Incentivar o relacionamento do homem consigo, com o outro e com o
mundo, através de:
a) situações que expressem sentimentos, emoções, sentimentos,
pensamentos, desejos e necessidades;
b) diferentes linguagens (corporal, musical, plástica, oral e escrita)
ajustadas as diferentes intenções e situações de comunicação, de forma a
compreender e ser compreendido, expressar suas idéias e seus sentimentos,
enriquecendo cada vez mais sua capacidade expressiva;
c) manifestações culturais, demonstrando atitudes de interesses,
respeito e participação frente a elas e valorizando a diversidade;
d) compreensão do ambiente cultural e social, o sistema político, a
tecnologia, as artes e os valores culturais de forma participativa, observando
e analisando a natureza, os seres e os fenômenos do meio ambiente e
estabelecendo relações nesse contexto;
e) situações que desenvolvem a autonomia e o posicionamento críticos
frente à realidade e ao mundo do trabalho, propondo alternativas de mudanças;
f) diferentes fontes de informação e recursos tecnológicos para a
construção e reconstrução de novos conhecimentos.
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