PROJETOS/PROGRAMAS


* OFICINAS DE ARTES

Secretaria Municipal de Assistência, Cidadania e Inclusão Social (Sacis)


* PROGRAMA APRENDIZ DO BANCO DO BRASIL

Este programa de capacitação, alia o conhecimento básico do setor bancário a valores éticos e de responsabilidade socioambiental. Os participantes, todos eles estudantes da rede pública, são contratados por meio de entidades sem fins lucrativos conveniadas ao BB. Cabe a essas entidades proceder à seleção dos adolescentes, que devem ter de 15 anos a 15 anos e 10 meses, e cursar, no mínimo, o oitavo ano do ensino fundamental. O bom aproveitamento escolar é fator determinante na escolha dos jovens.

O contrato firmado com os adolescentes é de dois anos, prevendo uma carga total de 1.840 horas assim distribuídas: 1.380 h de aprendizagem prática no Banco e 460 h dedicadas à capacitação teórica (processo conduzido pela entidade que seleciona o aprendiz). O adolescente trabalha no turno inverso da escola, com carga horária de quatro horas, sendo dois dias na Entidade e três dias na agência designada do Banco do Brasil.

Quando no BB, o jovem é orientado por um funcionário especialmente preparado para exercer tal função. O programa prevê avaliações periódicas de ambos, orientador e aprendiz.

O Aprendiz Banco do Brasil proporciona a seus participantes os seguintes benefícios: um salário mínimo/mês, vale-transporte e vale alimentação, 13º salário e férias coincidentes com o recesso escolar, seguro-saúde, além de curso de orientação profissional e material autoinstrucional preparatório para a Seleção Externa BB.

O programa atende aos requisitos da Lei de Aprendizagem (Lei nº10.097/00), ao Decreto 5.598/05 e ao Estatuto da Criança e do Adolescente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário